segunda-feira, 27 de abril de 2009

A Cerimônia

Você é um dos nossos queridos amigos e foi convidado para prestigiar a nossa cerimônia de casamento no dia 24 de outubro. Provavelmente, você deve ter estranhado um pouquinho o local do evento: Josho Kaikan. Por que escolhemos esse lugar? Bem, o Josho Kaikan é uma sede social da BSGI (Associação Brasil Soka Gakkai Internacional) destinada para a realização de casamentos e reuniões.


Não ajudou muito? Vamos explicar por partes... A BSGI é uma organização não governamental (ONG) que visa à promoção de valores como a paz e o respeito humano. Sua base filosófica é o Budismo de Nitiren Daishonin.

O budismo mostra o caminho para uma nova vitalidade e uma profunda sabedoria, ensinando que os seres humanos devem inspirar-se a desafiar as dificuldades e transformá-las em felicidade com o desenvolvimento de sua própria força vital. Superar o sofrimento em vez de fugir dele é a atitude que leva à felicidade absoluta.

Conversão ao budismo por Lígia
Desde o início da minha adolescência, eu sempre me interessei pelo Budismo. Parecia fantástico uma religião que afirmasse que a felicidade está dentro das pessoas, e não em algo externo a elas.
Apenas em 2005, tive a boa sorte de encontrar um membro da BSGI que me mostrou o Budismo de Nitiren Daishonin.

17 de dezembro de 2008: esta foi uma das datas mais importantes da minha vida. Neste dia, acompanhada de grandes amigos, me converti a este maravilhoso Budismo.

O dia da grande decisão
Cerimônia budista de casamento
Não se assuste! A nossa cerimônia será diferente sim, mas muito bonita (inclusive, usarei véu, grinalda e, o mais importante para as solteironas de plantão, um buque!). Para você não ficar perdido, leia o passo a passo dos acontecimentos:

- os noivos sentam-se em frente a uma mesa colocada no centro do altar e seus pais e padrinhos ficam em mesas laterais. À frente dos noivos há a mesa do celebrante e o altar dominado pelo Gohonzon, o pergaminho consagrado objeto de devoção budista. No altar são colocadas frutas, como sinal de agradecimento.

- o celebrante faz um discurso de abertura e apresenta os sutras e mantras que serão recitados.

- segue-se a cerimônia do San-San-Kudo, uma tradição milenar japonesa cujo nome significa “três-três-nove vezes”. Três taças são levadas aos noivos, uma de cada vez. Cada taça é usada três vezes: a primeira taça é usada pela noiva, depois pelo noivo, e novamente por ela, vice-versa com a segunda taça, e assim por diante. Os noivos fazem menção de beber duas vezes, e, na terceira, tomam todo o conteúdo. Na cultura japonesa, o número 3 significa boa sorte e o número 9 a aspiração à máxima boa sorte. A primeira taça simboliza gratidão, a segunda juramento, e a terceira o desejo de prosperidade.

- em seguida, o brinde se repete, incluindo também os pais e padrinhos. Os noivos trocam as alianças em silêncio, e os convidados os parabenizam batendo palmas.

- a cerimônia se encerra com palavras de felicitação do celebrante.

Serviço
Evento: Cerimônia de casamento da Lígia e do Eduardo
Local: Josho Kaikan (Rua Conselheiro Furtado, 1.402 - Liberdade - São Paulo - SP)
Data: 24 / 10 / 2009 (sábado)
Horário: A partir das 16h









7 comentários:

  1. Olá Ligia, também sigo o budismo de Nitiren e vou me casar dia 25 de julho no Josho. Estava lendo o seu blog e queria conhecê-la!
    Podemos trocar dicas desse momento tão importante que é o nosso casamento.
    Deixo um contato meu, caso queira conhecer-me. A minha comunidade é Guaiaúna (na região da zona leste - Penha).
    e-mail: janaina.silva@kumon.com.br
    Temos algo em comum: também tornei-me membro em maio do ano passado!
    Vamos nos falando...escreva-me e se quiser assistir meu casamento, está convidada, no mesmo local do seu, dia 25/07/2009 às 16h.
    Um abraço,
    Janaina

    ResponderExcluir
  2. Nossa meninas!! Parabéns as 2 ... Tanto a Lígia pelo blog, quanto a Janaiana pela iniciativa de se colocar a disposição para conhecer um membro do nosso maravilhoso budismo!! Adoraria estar em SP para conhecer as 2 !! Me chamo Nadia, sou de Foz do Iguaçu -Paraná, fronteira com o Paraguai e a Argentina, conhecem ??? E estava procurando alguma coisa sobre cerimônias budistas e achei vcs! Somente a Gakkai promove esse tipo de encontro! Como é maravilhoso fazer parte dessa linda organização! Parabéns as 2 noivas! Desejo de coração que vcs sejam (e sendo praticantes budistas não há como não ser! heheh) muitooooo felizes em vossos respectivos casamentos! Muita saúde, paz, prosperidade, e amor ... acima de tudo o amor! Sou casada com um praticante budista e tenho filhas gêmeas com 1 ano e 5 meses. (Gabriela e Isabela) Não fizemos cerimônia, mas sonhamos em fazer! Me mandem fotos do seu casamento, nós nunca participamos de nenhuma cerimônia de casamento budista! Nossa família deseja para vcs, que vcs sejam tão felizes quanto nós!! Beijos no coração! Entrem em contato para podermos conversar melhor!!
    nadiavendas@gmail.com
    Felicidades 1000!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá Nádia e Lígia, tudo bem?
    eu enviei as fotos da cerimônia, foi simplesmente maravilhosa!
    Todos os convidados e não praticantes amaram a cerimônia, disseram que sairam emocionados do casamento!
    eu tb amei tudo, fiquei muito feliz com o cuidado, com a minúcia e com o astral, maravilhoso!
    Lígia, desejo muita boa sorte nessa reta final, tudo dará mais do que certo, e tudo vai sair como você vem planejou!
    Nádia, fiquei emocionada com as suas palavras!
    A família Soka é realmente esplendorosa, unidas por um único ideal e um único coração!
    Sensei o Kossen-rufo é minha vida!!!!
    Um beijo grande a vocês!!!
    Jana

    ResponderExcluir
  4. Ah uma pergunta: vocês têm orkut?
    Podemos nos conectar por lá tb!
    jana.digosoggia@hotmail.com
    Um beijo!
    Jana

    ResponderExcluir
  5. Jana, tentei te localizar no Orkut, mas naum consegui. Se vc puder me adicionar: Ligia Sato. Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Lígia,
    Irei me casar este ano no Josho também, e achei muito boa a explicação sobre a cerimônia de San san kudo do seu blog.
    Fui obrigada a copiar.
    Estou escrevendo, pois se sentir algum desconforto, por favor me comunique.
    Um beijo e felicidades.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!
    Este ano vou fazer 11 anos de casada e pensei em fazer uma cerimônia, em um salão de festas, algo simples. Alguém consegue me informar como funciona? Vi que posso escolher um cerimonialista, mas quais serias as regras? sou budista e meu marido não.

    ResponderExcluir